Como elaborar um bom currículo

 

curriculo profissional

 

 

Como elaborar um bom currículo

Pessoal, o primeiro passo para buscar uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho, é ter um bom currículo.

Ter um bom currículo não significa um currículo extenso, cheios de informações, letras, bordas e fontes elaboradas, pelo contrário, ele deve ser simples e objetivo, preferencialmente com duas folhas, focado na vaga que se almeja e outro quesito muito importante é ortografia correta. Sendo assim, segue abaixo um cronograma de como montá-lo, pois desta forma, facilita o trabalho do recrutador e aumenta suas chances de se destacar e ser selecionado.

Dados Pessoais

Nome completo, idade, estado civil, endereço e contatos, sendo número de telefone e e-mail. Mantenha seus contatos atualizados e sempre que participar de um processo seletivo fique atento a possíveis ligações e recebimento de e-mail, para evitar desperdiçar uma oportunidade devido à desatualização ou falta de contato.

Objetivo

Seu objetivo profissional deve ser descrito em apenas uma linha, abordando somente o cargo e a área de interesse. Evite indicar muitas áreas de interesse no mesmo currículo, não soa bem.

Formação acadêmica

Coloque o nome da instituição de ensino, curso e datas de início e término dos cursos que frequentou, apresentando-os por ordem de importância (pós-graduação, graduação etc.). Cursos técnicos só devem ser citados se tiverem relação com a área pretendida ou se você não possuir curso de graduação.

Uma dica: se já iniciou vários cursos e não os concluiu avalie a relação da vaga com os mesmos, pois os relacionando ao invés de lhe ajudar pode atrapalhar, pois da impressão de indecisões, falta de rumo.

Experiência profissional

Mencione nome da empresa, cargo, período de atuação e um breve resumo de suas atribuições fazendo esta leitura ajuda o selecionador a conhecer suas habilidades.  Ainda neste tópico seria interessante mencionar nome e contato para referência profissional, assim não precisa de um novo tópico (referências) no decorrer do currículo. Estágios e trabalhos voluntários também podem ser mencionados.

Idiomas

Cite o nível de conhecimento que possui, o nome da instituição, curso, data de inicio.  Se você estiver estudando deixe claro no currículo. Lembre-se que se for exigência de determinado curso/nível, você será testado e deverá comprovar o conhecimento declarado.

Outra dica, se você é brasileiro e fala português, não precisa mencionar no currículo, pois se foi alfabetizado nesta língua já se espera de fato, que tenha toda habilidade e pratica, na leitura, escrita e fala.

Informática

Coloque o nível real de seu conhecimento técnico das ferramentas de informática e internet. Seja sincero, pois quando as vagas necessitam de algum conhecimento específico, testes podem ser aplicados.

Cursos

Cite apenas os cursos relacionados à área de interesse. Coloque o tema e o nome das instituições onde foram realizados.

Seguindo os passos desse cronograma e as dicas, seu currículo ficará mais atrativo.

 

Banner

Nossos parceiros

Banner
Banner
Banner

ÁREA DO CLIENTE


Matriz Cascavel - Paraná - Rua Matelândia, 704 - Pacaembú - Fone (45) 3229-2090