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como consolidar sua marca

 

COMO CONSOLIDAR SUA MARCA

 

O estabelecimento de uma ligação psicológica entre a marca e o cliente é um dos grandes desafios empresariais em um cenário econômico altamente competitivo

 

Uma das melhores estratégias para diferenciar uma empresa ou produto em relação à concorrência é transformar sua marca num sinônimo de atributos distintos, só presentes nela. A capacidade de induzir o consumidor a associar seu negócio com sensações ou momentos positivos envolve esforços de marketing, atendimento e capacidade de inovação. Obter sucesso nesta área significa adicionar valor de consumo a itens básicos, gerando vendas e lucros extras.

Uma empresa é composta por ativos tangíveis e intangíveis. Os primeiros são as máquinas, os estoques, as vendas, as edificações. Sua mensuração contábil tem processos definidos. Os últimos, por sua vez, têm caráter não monetário, sem substância material e identificável. São a reputação, o capital intelectual, a imagem, a cultura corporativa, as patentes e, principalmente, a marca. Em um ambiente no qual as características físicas de produtos e lojas podem ser copiadas (e muitas vezes são), a vantagem competitiva advém do potencial de satisfazer as necessidades mais impalpáveis dos clientes.

 

ROMPER PARADIGMAS

O desafio da construção da marca passa pela capacidade de enriquecer um produto, serviço ou empresa com uma significação emocional que excede o seu valor funcional. É importante romper paradigmas. Não basta só vender, mas tornar a marca conhecida institucionalmente e interagir com a clientela. No inteiro, o comprador quer ser chamado pelo nome.

Outras estratégias sugeridas pelos especialistas envolvem a gestão de pessoas, com o oferecimento de benefícios para manter o colaborador motivado, e o capricho no atendimento. Nos Estados Unidos, alguns supermercados têm empacotadores que dão show, fazendo malabarismos.

Nos tempos atuais, os estabelecimentos comerciais ainda precisam mostrar compromisso com a responsabilidade social. Lojas patrocinadoras de ações ecologicamente corretas chamam a atenção de membros de sua comunidade. Todos aspiram a um mundo melhor, e as iniciativas nesta área são muito bem vistas.

SEIS DICAS DE ESPECIALISTAS

Faça pesquisa: entenda o dia a dia do consumidor e os gatilhos emocionais que podem ser disparados para relacioná-lo à marca. Conheça seus hábitos, preferências e necessidades não atendidas. No caso de supermercados, proximidade e facilidade de acesso dão diferenciais importantes.

Institua valores para todos os aspectos do negócio: todos os processos e ações da empresa devem transparecer o compromisso com seus valores, incluindo a atuação na internet e outras formas de comunicação com parceiros, fornecedores e clientes.

 

Invista em mídia para ganhar Market share: deve haver uma mescla entre mídias de performance e mídias de branding. Aproveite ainda as possibilidades baratas de marketing, como blogs e publicações locais. Crie programas de fidelidade e publique depoimentos elogiosos de clientes.

 

Identidade visual: o logotipo de um produto ou loja, o ambiente, devem refletir os valores da empresa e conter elementos de fácil memorização ou associação com momentos prazerosos. Não tome decisões apressadas quanto a isso, chame pessoal especializado e ouça opiniões de terceiros.

 

Marque presença nas redes sociais: Pois aglutinam centenas de milhares de pessoas. Estar presente nelas garante a proximidade com o seu cliente. Desenvolva o relacionamento com ele, engaje-o em suas ações e promoções, entenda suas necessidades e ate solucione problemas por intermédio dessas mídias. Conte coma ajuda especializada.

 

Capriche e inove no atendimento: o consumidor quer ser bem tratado, receber informações claras e se sentir á vontade dentro da loja. Surpreenda-o positivamente com ações.

 

(Revista AGAS- Número 311- Ano 33 – 2014)


 

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No Reino Unido, 48% dos produtos comercializados nos supermercados são marcas próprias (MP), enquanto no Brasil esse índice é de 5%.
Apesar da baixa participação no mercado nacional, as MPs encontram no país um gerande potencial de expansão. Segundo o 15º Estudo Anual de Marcas Proprias, produzdo pela Nielsen, o número total de itens de marcas próprias nos supermercados brasileiros em 2009 era 47.819, representando crescimento de 27% no último ano. Participação das marcas próprias pelo mundo: Reino Unido = 48% EUA = 17% Colômbia = 9,2% Brasil = 5% Venesuela = 2%

Revista Agas n 288 Ano 27 Março/Abril 2010

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